Sabes, na escola sempre fomos habituados a sermos avaliados por um teste em papel realizados em 90 minutos. E era aquele teste que ditava as nossas competências, quando sabemos perfeitamente que aquele conhecimento foi todo forçado no dia anterior com estudos intensivos!
Passado 1 semana desse teste, ficou pouco ou nenhum conhecimento assimilado no nosso cérebro. (Quantos se lembram atualmente as datas que fomos obrigados a decorar em História? Ou a desconstruir equações e inequações de 3º e 4º grau?)
Agora, passando esta realidade escolar para os negócios e vida real do mercado de trabalho…
“Vamos fazer aqui um serviço, para testar as tuas competências!”
Acredito piamente que é através de testes que realizamos a nós mesmo e outros que podemos observar e aprimorar as nossas competências.
Mas, será que o sucesso ou insucesso de um teste isolado prova o nosso valor?
NÃO ACREDITO NISSO!
O Sucesso prova que estávamos preparados para aquele teste em específico…
Mas o Insucesso não nos qualifica como incompetentes! Esse insucesso pode ter ocorrido por diversas variáveis que nem sempre controlamos.
Nunca devemos qualificar alguém como incompetente por algum erro cometido ou objetivos não alcançados. Temos sempre de ter em conta todo o valor que foi agregado ao longo do tempo, todos os sucessos passados e projetar o futuro de tudo que poderá vir a ser conquistado em conjunto.
A competência testa-se com tempo e com responsabilidades acrescidas em um espaço temporal onde possamos tirar conclusões com uma amostra considerável.
Um teste isolado não PROVA NADA!
Concordas comigo? 🤔